Páginas

domingo, 31 de julho de 2011

Indústria cultural e GLEE: o sucesso

Sandro Luis Fernandes

Uma das intenções da indústria cultural é produzir cultura para o consumo. Quando acerta a mão muita gente ganha dinheiro com isso. Lembro dos Menudos, Rouge, Backstreet Boys, Spice Girls e tantos outros grupos e bandas montados para atingir determinado nicho de mercado, ou seja, fazer o que o consumidor quer consumir.

Claro que não é preciso ser “montado” para criar nas graças do consumo: Rolling Stones, Beatles, U2, Legião Urbana também fazem parte da Indústria Cultural. A qual lembrando Walter Benjamin se aproveitou da facilidade da reprodutibilidade técnica das obras de arte. Só que, ainda lembrando desta facilidade, atualmente qualquer um produz o que quiser e como quiser, artisticamente falando, mas cai no problema da distribuição e produção de shows que ainda “pertence” à indústria da cultura.

E o que tudo isto tem a ver com o seriado teen da moda produzido nos EUA: GLEE???

Fico pensando nos jovens que foram contratados para fazer parte do elenco que me parece representam eles mesmos. Adolescentes talentosos que queriam demonstrar suas habilidades e fazer sucesso. Conseguiram. Só que o produto criado rendeu tanto que agora eles fazem shows representando seus personagens. Fiquei pensando que isto seria frustrante, ou seja, se faz sucesso representando um personagem mesmo fora do espaço do seriado. Mas no fim das contas não é o que todo artista dentro da lógica industrial faz: A Madonna é todo dia a estrela que ela representa?

E juntando tudo isso tem o que? O mesmo de sempre. Um grupo formado para atender uma demanda, ou no caso do Glee para atender um espaço criado pela própria Indústria “sem querer”. Será??

Os atores interpretam personagens que fazem sucesso. Que é o que eles, em princípio queriam. Isto é estranho? Não sei. Pode ser. Mas no fim das contas é o que acontece e aconteceu com as bandas citadas no início. E que alguns não suportam, que acho que é caso da Amy Winehouse. A produção industrial sufoca e alguns tentam fugir disso.

Observação importante: “"Glee 3D", que tem a direção de Kevin Tancharoen e no elenco os atores da série de TV, chega aos cinemas norte-americanos no dia 12 de agosto. E tem previsão para chegar ao Brasil no dia 16 de setembro.” (fonte: http://www.sidneyrezende.com/noticia/139318+glee+3d+tera+homenagem+para+amy+winehouse)



Nenhum comentário:

Postar um comentário