Páginas

sábado, 19 de março de 2011

FAXINAL DO CÉU: Relato de experiência com alfabetizadores

Sandro Luis Fernandes

Gosto de ter experiências de trabalho para sair da rotina. Faço cursos distantes da minha área profissional, por exemplo, já fiz curso de história da pintura do século XX; de vez em quando canto e toco percussão; faço peças rudimentares de marcenaria; jardinagem ajuda a relaxar; também me arrisco em atividades de pedreiro: aterros, escadas, calçadas e até instalei vaso sanitário. Claro que tudo isso em momentos distintos, incluindo as férias. É bom sair da rotina, e ver as coisas de maneira diferente e principalmente desenvolver raciocínios a partir de outros pontos de vista.

Em 2009 tive um trabalho diferente. Apesar de estar ligado à minha profissão, dei aula num lugar diferente, para público diferente e sobre tema distante das minhas atividades profissionais diárias, mas apaixonante. Por isso considero, apesar de ministrar aula. A atividade em Faxinal do céu... Aliás, lugar que deve estar próximo do paraíso, apesar do frio. No planalto paranaense próximo a Guarapuava. Dá para dizer que parece um bairro, foi feito pela Copel na época da construção da Usina hidrelétrica de Segredo, hoje local de encontros de educadores. Neste espaço impar, encontrei paranaenses de todos os cantos. Sotaques diversos apesar da proximidade, buscavam saídas para o problema em destaque: alfabetização.

Sobre a atividade: aula para alfabetizadores do programa Paraná Alfabetizado. Envolvimento com muitas pessoas que fazem a diferenças para parte da população excluída do Brasil (segundo os últimos dados há 10% de analfabetos no Brasil). Em trabalho de formação política fácil, pois todos (a maioria mulheres) já fazem ação política com desenvoltura, pois levam novas possibilidades de intervenção social a muitas pessoas. A minha parte era desenvolver habilidades de leitura mais críticas e políticas para os alfabetizadores.

Foi espaço de muito compartilhamento de experiências, de muita vontade e esperança. Renovado, e mesmo antes de ser convidado, com muita vontade de voltar. O envolvimento político que não sentia há tempo, desde a época de atividades jornalísticas no ensino médio e envolvimento político na faculdade, senti novamente. Emoção e esperanças desde o primeiro dia (foram quatro) desde as apresentações artísticas até os cafezinhos e saídas noturnas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário