Páginas

quinta-feira, 30 de junho de 2011

O inverno até que enfim: fogão a lenha e sustentabilidade


Viver num ambiente frio é mais agradável. Eu produzo mais, fico mais tempo no meu escritório. Observo mais as árvores da minha casa e fotografo passarinhos que sobem da serra do mar para comer no planalto (saíra-preciosa e sanhaçu-papa-lararanja me visitaram neste inverno).

Além disto, acendo mais o fogão a lenha. Aliás, esta é uma preocupação constante: acender o fogão a lenha! Será que estou economizando gás? Será que é correto queimar lenha?

Depois de algum tempo pensando nisto, tomei uma atitude.

Lembrando de um período de vacas magras em que estávamos com frio e fomos pegar madeira de resto de construções. Passei a pensar objetivamente nisto. Lembrei também da minha mãe em Guarapuava que catava lenha no mato para levar para casa. Anos 50 e 60 em que havia matas perto da casa do meu avô (eles não cortavam lenha apenas pegavam os pedaços caídos no chão – ecologicamente correto sem saber).

Daí, pensando em sustentabilidade, coloco fogo no fogão sem muito remorso. Afinal tenho catado lenha (madeira refugada nas construções) aqui perto da minha casa (São Braz – Curitiba – Paraná – Brasil) que com esta febre de fazer casa nova em Curitiba tem de montão. Percebi que não sou só eu que faço isto, passa regularmente um caminhão que também cata madeira. Eu pego de carrinho de mão. Mais ecológico e saudável impossível.

Vou descer acender o fogo. Até ...

Um comentário:

  1. Olá Sandro! Me interessei pelo comentario do seu blog pois moro em Curitiba em um bairro proximo e tenho um volume bem grande de madeira de construção que preciso dar um fim! se vc puder me passar algum contato desse caminhão que recolhe ou se vc mesmo tiver interesse por favor entre em contato a mais breve possivel pelo email ferreira_look@hotmail.com. Obrigada

    ResponderExcluir