Páginas

domingo, 27 de março de 2011

Curitiba: mais um aniversário da cidade na vida de cidadãos ilustres

Passei a morar em Curitiba (1993) quando a cidade comemorava seus 300 anos (Festança do Greca!). O que chamou atenção do então jovem chegado do interior (Guarapuava e Maringá) foi a diversidade de manifestações artísticas no cotidiano, multiplicadas pelo evento que se tornou tradição no fim de março.

Meu desenvolvimento estético e artístico foi aprimorado em Curitiba. Fiz aula de capoeira angola, dança afro, técnica de Alexander, estudos de percussão, participei do Grupo Fato e vários oficinas no Festival de MPB, além de estudos esporádicos de canto e música. Já desenvolvi projetos de ensino por toda a cidade (parceria com Prefeitura e o projeto Escola e Universidade). Além disto, me especializei em ensino de história, estudos da cultura e do cinema no ensino.

Atualmente sou representante de Santa Felicidade no Conselho Municipal de Cultura. Mas fiz o texto não para falar de mim, mas uma homenagem a Curitiba. E nesta homenagem apresentar e enaltecer dois curitibanos ilustres: meus filhos. E eles são o que são, culturalmente falando, por terem vivido em Curitiba.

O Léo Orun virou cantor e violonista. Amador por enquanto. Já fez teatro, participou de coral, já competiu em festivais, até gravou jingle para o Beto Richa na primeira eleição para prefeito (mas a música não foi para a campanha).

O Pedro Okan com trajetória parecida faz teatro, arranha muito bem um violão, e já está um excelente baterista (um pouco de influência do bisavô guarapuavano). Também já participou de coral, mas só agora arrisca soltar a voz solo.

Dá muito orgulho ver e ouvir, estes curitibanos, com sua banda Skambo (por enquanto), que também tem um curitibano ilustre: Francisco Sandmann.

Mas e o aniversário de Curitiba? O Pedro Okan fará sua estréia como ator no Festival de Curitiba este ano. Encenando a peça O Sumitério da companhia Estupefata o piá homenageia sua cidade natal no dia 30/03: feliz aniversário cultural para Curitiba.

2 comentários:

  1. Lindo querido ... Parabéns para nós que vivemos nesse belollugar

    ResponderExcluir
  2. Adorei o texto Sandro. Não tinha conhecimento do seu blog. Vou acompanhá-lo agora. Parabéns pelos filhos, exemplo de cultura! Beijoss... Karla.

    ResponderExcluir